4 PERGUNTAS – RAFAELA PASSOS LINTON

12-11-2019

Share Button

Rafaela Passos Linton assumiu a diretoria de Marketing do PNR Group, importadora de vinhos fundada pelo francês Philippe de Nicolay Rothschild, no final 2018, com a missão de focar em novas estratégias da empresa, principalmente no que diz respeito à sua transformação digital. Nesta função, conduziu um trabalho de branding que culminou com o lançamento de duas novas marcas: o Edega, atual nome do clube de vinhos por assinatura da empresa; e a Monvin, que distribui para restaurantes e supermercados de todo o Brasil.
Com uma vivência de mais de 15 anos na área, Rafaela já trabalhou como Gerente de Marketing Corporativo na JHSF, Professora de Marketing na FGV e Coordenadora de Marketing Corporativo na Iguatemi Empresa de Shopping Centers, entre outras. Graduada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing e Gestão de Varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e LCCI na Cavendish College, Londres, também é coautora do “Livro Mulheres do Marketing”, lançado em 2018 pela editora Leader.

1- Como é o processo de branding de uma empresa? Quais os principais desafios que você destacaria?

Rafaela: Este é um processo onde você tem que começar olhando para dentro da empresa, revisitar sua visões, missões, valores e objetivos. Em seguida, entender o que o seu consumidor deseja, fazer pesquisas, estudos para entregar o que ele quer. Tem que ser muito verdadeiro e transmitir os reais propósitos, ligado aos desejos do consumidor que atualmente não aceita mais meias verdades, portanto é muito importante a participação dos principais executivos da empresa, da administração e este talvez é o maior desafio para se conseguir fazer um branding que realmente descreva a empresa e entregue o que o cliente deseja.

2- Como a assessoria de comunicação pode ajudar na construção de uma marca?

Rafaela: A assessoria é muito importante para auxiliar a comunicar este novo momento da empresa, através de contatos com a mídia, influencers, eventos, entre outros. No PNR Group, a B4T fez e faz toda a diferença com este relacionamento que ajuda também a unir o on e off.

3- Como você enxerga o mercado de vinhos no Brasil?

Rafaela: O mercado de vinhos vem crescendo, mas ainda é pequeno se comparado ao mercado internacional. O Brasileiro consome em média menos de 2 litros por pessoa ao ano, enquanto tem mercados que consomem mais de 40 litros. Mas esta é uma grande oportunidade também, o Brasileiro está começando a conhecer e descobrir o gosto por vinhos o que nos abre um grande leque de possibilidades.

4- Os clubes por assinatura viraram uma febre no mercado consumidor e têm se mostrado um importante player nos canais de vendas das empresas. No que o Edega, se diferencia?

Rafaela: O clube de vinhos Edega possui muitos diferencias para atender as necessidades do consumidor, como por exemplo a liberdade de escolhas dos vinhos mensais, sugerimos seleções no site, mas o cliente é livre para comprar o que mais agrada seu paladar. Outros benefícios que poderia citar seriam: a mensalidade é 100% revertida em créditos, descontos especiais para associados, o clube não tem taxa de adesão ou administração, além da qualidade dos vinhos e toda a curadoria do nosso presidente Philippe de Nicolay Rothschild, membro de umas das famílias mais tradicionais no ramo.