4 PERGUNTAS – ZÉ ALCORTA

07-04-2020

Share Button

PANROTAS e Mapie , clientes da B4Tcomm, anunciaram essa semana a criação do TRVL LAB, um laboratório de inteligência.

Com objetivo de entender melhor como o laboratório atuará, rapidamente convidamos o Zé Alcorta, como é conhecido o CEO da PANROTAS, para responder nossas “4 PERGUNTAS”.

Formado em Administração – FAAP e pós graduado em Marketing – ESPM e EADA Business School de Barcelona, José Guilherme Alcorta fez carreira na área financeira, trabalhando em empresas como Unibanco, Monsanto, Bradesco e Credit Agricole. Está na PANROTAS desde 2013 e desde 2015 é o CEO da companhia. Em 2016 fez parte do programa de empreendedores ENDEAVOR e hoje conduz a empresa para ser referência mundial, no modelo de negócio de jornalismo.

1- O que é o TRVL LAB?

Zé Alcorta: É uma laboratório de inteligência de mercado em viagens. Vamos fazer e divulgar pesquisas sobre o mercado turístico, com o intuito de criar e transmitir conhecimento relevante para gerar iniciativas criativas e a transformação positiva na indústria. É uma iniciativa da PANROTAS e da Mapie que compartilham do propósito de investigar constantemente o Turismo e contribuir para o seu desenvolvimento. O Turismo é um dos mercados mais carentes de pesquisas e dados consolidados, isso no mundo inteiro, mas especialmente no Brasil pelo seu tamanho e potencial. Com o TRVL LAB queremos preencher esse “gap” de ter pesquisas que levem mais diretamente a fomentar a indústria, os empreendedores e os profissionais do setor para que o resultado final seja um Turismo mais forte e mais profissional.

2- O Turismo é um setor de números desencontrados e que, muitas vezes, não consegue avançar no seu desenvolvimento econômico justamente por não possuir dados confiáveis. Como o TRVL LAB pretende ajudar o setor nessa questão?

Zé: Mesmo em países desenvolvidos é um desafio ter os dados unificados sobre turismo, porque mesmo aqueles que razoavelmente os têm, não conseguem controlar a questão da dupla cidadania e o controle de acesso entre todas as fronteiras. A PANROTAS já faz um trabalho minucioso expondo os melhores dados disponíveis no mercado em várias de suas publicações como por exemplo no Especial Estatísticas, Brazilian Overview, Cruzeiros, Operadoras entre outros… Ja fizemos e fizeram para nós varias pesquisas exclusivas que sempre compartilhamos com o mercado, mas o TRVL LAB é diferente, pois esta se propondo ser um termômetro factual e de tendências através da periodicidade das mesmas pesquisas, criando uma série e ajudando a nortear os empresários e profissionais do setor e viajantes. Outras pesquisas serão feitas também sob demanda de marcas para algum tema específico ou em casos extraordinários como é o caso da que soltamos recentemente a PULSO COVID 19.

3- Tanto a MAPIE quanto a PANROTAS já trabalharam com a B4Tcomm por cinco anos com assessoria de imprensa. Qual a importância de se manter a comunicação das empresas ativa, mesmo em tempos de pandemia?

Zé: Os dados recentes da pesquisa mostram que 51% dos viajantes deixarão de comprar de marcas que não tratarem seus clientes e colaboradores de forma responsável, 42% leem comentários sobre as marcas na internet para saber o que as pessoas estão pensando sobre aquela determinada marca e ainda 36% das pessoas estão de olho em promoções e vantagens futuras para poder consumir. Por outro lado 27% das pessoas consideram inadequado receber promoções neste momento de isolamento social e ainda sem uma definição sobre o futuro da COVID e economia. Quer outro motivo para ter uma empresa qualificada que conhece os meios de comunicação, sabe cuidar da imagem de uma marca em épocas de crise? Essa é a hora mais que necessária de se se fazer uma comunicação bem feita e gerar tanto empatia quanto engajamento com seus clientes e prospects.

4- Como CEO da PANROTAS, qual seria sua recomendação sobre investimentos em Marketing & Comunicação durante uma crise como a que enfrentamos atualmente e como os estudos PULSO do TRVL LAB podem contribuir para esse direcionamento?

Zé: Minha sugestão como marketing é para aquelas empresas que realmente são aquilo que dizem ser no papel, em suas missões, visões e valores ou manifestos que mostrem para seu público o que e como estão fazendo nesse período, dividir com essa audiência seus desafios, suas pequenas conquistas do dia a dia e também seus problemas, eventualmente engajar seus clientes e seguidores para ajudar com esses problemas. Para aquelas marcas que não são o que elas dizem ser (no papel) esse é o momento certo para cuidar desse alinhamento estratégico, buscar propósito em sua atividade e coincidir esse propósito com os valores que nortearão essa empresa de agora em diante, isso fará com que seus colaboradores trabalhem melhor, eventualmente uns saiam definitivamente mas aqueles que vierem, virão com mais gana e localizados e também fará com que clientes e prospects se identifiquem verdadeiramente com essa marca e passe a ter uma conexão muito além do consumo.

O PULSO do TRVL LAB, quer ajudar empresas e viajantes a tomar melhores decisões, tanto pelo lado criativo de reinvenção de modelo, quanto para dar mais firmeza aos passos eventualmente já iniciados. Muito além da pesquisa em si, tanto Mapie quanto PANROTAS tem em si um valor inegociável, AJUDAR, portanto seja uma, seja outra ou TRVL LAB, estamos disponíveis se precisarem de alguma coisa para que vocês construam um futuro melhor no turismo. #SomosTodosTurismo

Ontem, 07 de abril, aconteceu uma live que analisou os principais indicadores e tendências sobre o comportamento do viajante diante do atual cenário que afeta o Turismo do Brasil e do mundo. O bate-papo foi transmitido no Facebook e no Portal PANROTAS e contou com a participação da sócia-diretora da Mapie, Tricia Neves, e do nosso entrevistado, Zé Alcorta.